CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

29/01/2013 19h07

Longe da teoria, novas possibilidades musicais

Foto: Alice Rodrigues

A ordem era extrair dos instrumentos sons incomuns, subverter seus usos, sendo que cada aluno deveria apresentar ideias em seu próprio instrumento. Dispostos a aceitar os desafios propostos pelos professores, transformaram violões e guitarras em instrumentos de percussão, violoncelos em máquinas de ruídos, flautas em instrumentos de canto, e vozes em sons sem distinção. E durante 15 minutos tocaram daquela maneira, deixando fluir a criatividade. Era mais um exercício de improvisação coletiva do curso de Soundpainting da 31ª Oficina de Música de Curitiba.

O ítalo-suíço-brasileiro Michelangelo Pagnano, a francesa Fanny Menegoz, o suíço Didier Métrailler, e o alemão Karsten Hochapfel, foram os condutores dos cinco encontros do curso. O primeiro é um autodidata da música popular, e os outros três, músicos de formação erudita. Juntos, são conhecidos por Michelangelo 4tet, grupo que combina música brasileira e africana com jazz e música erudita. E esse grande caldeirão sonoro e étnico, eles trouxeram também para as aulas da Oficina.

Na descrição das aulas, os estudantes encontravam, entre outras propostas, a de que ali vivenciariam “um atelier para se libertar tocando o que se sente, o que se é”. Além do Soundpainting, linguagem de sinais criada pelo compositor norte-americano Walter Thompson para músicos, atores e bailarinos, aprenderiam o mais importante para o desenvolvimento de uma abordagem musical intuitiva: a desaprender.

“Como temos formações variadas, cada um de nós trouxe uma técnica de improvisação diferente para o curso”, explicou Pagnano. O objetivo, disse, era de que os alunos descobrissem em si mesmos as músicas que ecoam em seus mundos imaginários. “É a busca por uma identidade musical própria. Esquecer a formação musical tradicional para encontrar uma linguagem pessoal. Ou seja, tocar o que se é de verdade, transformar experiências em músicas originais e únicas”.

O último encontro do curso de Soundpainting foi realizado na sexta-feira (25). Depois de descobrirem e exercitarem novas abordagens para seus potenciais criativos, os aprendizes se despediram uma, duas, três vezes de seus professores. Ninguém queria o fim daquela experiência tão intimista.

Para o estudante de música da Escola de Belas Artes do Paraná, Marc Olaf Thiessen (22), o aprendizado obtido no curso de Soundpainting se deu em diversas áreas. Apesar das barreiras idiomáticas, conta, o grupo desenvolveu uma linguagem própria, baseada em sinais. “Não havia tanta comunicação verbal, mas comunicamos muito uns aos outros por meio de gestos”. Em sua opinião, essa comunhão só foi possível graças à metodologia adotada no curso. “Como trabalhávamos sempre em grupo, todos se sentiam muito parte do estava sendo feito. Esse misto de atenção e participação exigidas criou uma intimidade entre nós. Acabamos aprendendo muito e nos tornamos bons amigos”.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:

www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba

www.twitter.com/fccuritiba

www.instagram.com/oficinademusica