CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

30/01/2013 16h08

E como não poderia deixar de ser, música para encerrar

Foto: Luiz Cequinel

Nessa terça-feira (29), chegou ao fim a 31ª edição da Oficina de Música. E, além do animado show de encerramento com o grupo carioca Pagode Jazz Sardinha’s Club, no Teatro Guaíra, a comemoração desses vinte dias de intensa programação se estendeu para a Sociedade 13 de Maio. Gralhamos era o nome da festa. Clara referência às aves que aqui gorjeiam, reuniu três bandas já bastante conhecidas na cena local: Trio Quintina, Regra 4 e Homem Canibal. 

Os primeiros a se apresentar foram os irmãos Schwartz (Gabriel e Gustavo) e Fabiano Silveira, o Tiziu, integrantes do Trio Quintina. Misturando samba, rock, baião, choro e maracatu, fizeram uma retrospectiva de seu trabalho, tocando músicas que marcaram a trajetória do grupo. Com uma linguagem muito própria e original, chamaram a atenção do público que, aos poucos, ia se aproximando do palco para ouvir mais de perto a diversidade musical do trio.

Depois, foi a vez da banda Regra 4, formada por Eugênio Fim, Endrigo Bettega e Randson Moreira “Dão”. E se o clima já estava animado na Sociedade 13 de Maio, esquentou mais ainda com eles. Os frevos, sambas e maracatus acompanhados por uma roupagem mais rock’n’roll, contagiaram o salão e fizeram todo mundo dançar.

Na mesma vertente musical-antropofágica e energia roqueira, encerrou a noite a banda Homem Canibal, de Thiago Menegassi, Junior Congo, Gilson Fukushima, Coelho Rocha, Val Ofílio e Maurinho. Sambas, cirandas e batuques de terreiro ganharam um peso a mais que, a julgar pela empolgação dos presentes, agradou bastante. 

A mistura de gêneros e o clima de confraternização da festa confirmavam que essa edição da Oficina de Música deixará boas lembranças a quem dela participou. Mas saudade, como bem se sabe, faz bem. Até porque, ano que vem tem mais. E quem viveu, repetirá.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:

http://www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba

www.twitter.com/fccuritiba

www.instagram.com/oficinademusica