E como não poderia deixar de ser, música para encerrar
Nessa terça-feira (29), chegou ao fim a 31ª edição da Oficina de Música. E, além do animado show de encerramento com o grupo carioca Pagode Jazz Sardinha’s Club, no Teatro Guaíra, a comemoração desses vinte dias de intensa programação se estendeu para a Sociedade 13 de Maio. Gralhamos era o nome da festa. Clara referência às aves que aqui gorjeiam, reuniu três bandas já bastante conhecidas na cena local: Trio Quintina, Regra 4 e Homem Canibal.
Os primeiros a se apresentar foram os irmãos Schwartz (Gabriel e Gustavo) e Fabiano Silveira, o Tiziu, integrantes do Trio Quintina. Misturando samba, rock, baião, choro e maracatu, fizeram uma retrospectiva de seu trabalho, tocando músicas que marcaram a trajetória do grupo. Com uma linguagem muito própria e original, chamaram a atenção do público que, aos poucos, ia se aproximando do palco para ouvir mais de perto a diversidade musical do trio.
Depois, foi a vez da banda Regra 4, formada por Eugênio Fim, Endrigo Bettega e Randson Moreira “Dão”. E se o clima já estava animado na Sociedade 13 de Maio, esquentou mais ainda com eles. Os frevos, sambas e maracatus acompanhados por uma roupagem mais rock’n’roll, contagiaram o salão e fizeram todo mundo dançar.
Na mesma vertente musical-antropofágica e energia roqueira, encerrou a noite a banda Homem Canibal, de Thiago Menegassi, Junior Congo, Gilson Fukushima, Coelho Rocha, Val Ofílio e Maurinho. Sambas, cirandas e batuques de terreiro ganharam um peso a mais que, a julgar pela empolgação dos presentes, agradou bastante.
A mistura de gêneros e o clima de confraternização da festa confirmavam que essa edição da Oficina de Música deixará boas lembranças a quem dela participou. Mas saudade, como bem se sabe, faz bem. Até porque, ano que vem tem mais. E quem viveu, repetirá.
A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
http://www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br


- 14/12/2013 15h0331ª Oficina de Música terá extensa programação de concertos
- 30/01/2013 18h03Oficina de Música se consolida como um dos maiores festivais do gênero na América do Sul
- 30/01/2013 15h20Pagode Jazz Sardinha’s Club balançou o Teatro Guaíra no encerramento da Oficina de Música
- 29/01/2013 19h16Brasilidade orquestrada
- 29/01/2013 19h07Longe da teoria, novas possibilidades musicais
- 29/01/2013 12h29Palestra aborda histórico das ações municipais de incentivo à música erudita e popular
- 28/01/2013 16h12O que é a música de Jaime Alem?
- 28/01/2013 15h33 Encontro entre erudito e popular no Paiol
- 28/01/2013 12h2531ª Oficina de Música encerra com show de jazz e pagode do Sardinhas’s Club
- 28/01/2013 12h00Pocket Show de música venezuelana na Fundação Cultural de Curitiba
