CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

30/01/2013 18h03

Oficina de Música se consolida como um dos maiores festivais do gênero na América do Sul

A Oficina de Música de Curitiba comemora muitas conquistas em 2013. A começar pela consolidação do festival que, no final do ano passado, entrou no calendário oficial de eventos da cidade. Pela primeira vez, o evento, considerado o mais importante do gênero na América do Sul, foi noticiado pela imprensa internacional. A Oficina soma mais de três décadas de existência e 31 edições ininterruptas, cuja programação artística e pedagógica de alta qualidade atrai e agrada, cada vez mais, a comunidade de músicos e o público, que vê no evento uma grande oportunidade de acesso à Cultura.

“Esta edição coroou o esforço de toda a Fundação Cultural de Curitiba, que apesar das dificuldades em realizar um evento desta magnitude durante uma transição de governo, fez da Oficina de Música um sucesso”, afirma o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli.

Neste ano, o evento atraiu cerca de 19 mil pessoas, que prestigiaram 129 eventos culturais realizados durante o evento. Na edição passada, em 2012, 26 mil pessoas participaram de 121 eventos culturais. Segundo a diretora geral da Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade, a queda no público se deve a imprevistos da mudança na prefeitura, o que gerou atrasos na organização.

As inscrições, que sempre se iniciam em outubro e novembro, só começaram no dia 1.º de dezembro. “Os alunos estrangeiros, por exemplo, precisam de tempo para planejar uma viagem até aqui. Por isso, demos prioridade para finalizar primeiro a programação pedagógica”, pontua Janete. “Os números finais devem ser comemorados, pois superaram nossas expectativas. Sobretudo, a Oficina foi realizada com a tradição de qualidade que sempre foi sua marca”, ressalta Cordiolli.

O festival promoveu mais de 80 eventos culturais que mobilizaram a cidade, entre os dias 9 e 29 de janeiro, boa parte com entrada gratuita ou a preços populares. Durante as fases da Música Erudita e da Música Popular Brasileira, ocorreram 69 concertos, oito palestras, dois workshops e dois lançamentos de livros. A mostra de cinema da Oficina de Música, que envolveu a Cinemateca de Curitiba, o Cine Guarani Portão Cultural e o Sesc Paço da Liberdade – com o projeto “Cinema na Praça” – exibiu 48 sessões de documentários acerca do universo da música.

Já a programação pedagógica ofertou 96 cursos ministrados por 108 professores vindos de 17 países diferentes. Das 2.228 vagas ofertadas, mais de 1,9 mil foram ocupadas, ou seja, participaram do festival quase 2 mil alunos.

Infraestrutura – A tradição e visibilidade do evento, no cenário nacional e internacional, garantiram o apoio de patrocinadores para manter a mesma infraestrutura apresentada em 2012. De acordo como Instituto de Cultura e Arte de Curitiba (ICAC), foi investido R$ 1,6 milhão para a Fundação Cultural de Curitiba realizar a Oficina de Música, com o apoio da Prefeitura de Curitiba e de dezenas de parceiros. A maior parte dos recursos foi repassada pela Petrobras e Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

A 31ª Oficina de Música contou com o apoio da Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR), que disponibilizou o campus central para a realização de cerca de 90% dos cursos ofertados no evento. O restaurante universitário do campus, inclusive, ficou aberto durante os 20 dias do festival oferecendo refeições a R$ 4,50, de segunda a sexta-feira.

Diversos espaços culturais da cidade receberam a programação de concertos, palestras, filmes e workshops, como o Teatro Guaíra, Teatro do Paiol, Capela Santa Maria Espaço Cultural, Canal da Música, Teatro da Reitoria da UFPR, Sociedade Treze de Maio, Sesc da Esquina e Sesc Paço da Liberdade, além do Conservatório de Música Popular Brasileira.

Um dos shows mais procurados pelo público, nesta edição, foi o realizado pela Orquestra Sinfônica e Coro da 31ª Oficina de Música de Curitiba no encerramento da Fase Erudita, no dia 19 de janeiro, no Teatro Guaíra. Na plateia do concerto foram contabilizadas mais de 1,3 mil pessoas. Todos os concertos que aconteceram na Capela Santa Maria Espaço Cultural também tiveram os ingressos esgotados.

Para realizar a Oficina de Música foi mobilizada uma equipe de quase 111 profissionais, entre funcionários da Fundação Cultural de Curitiba, terceirizados e voluntários. A Fundação ainda disponibilizou 20 veículos, das 7h30 às 24h, para dar suporte à logística do evento.

Reforço em 2014 - No final da 31ª edição, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli, aproveitou para anunciar algumas ações de reforço para a Oficina de Música de Curitiba, em 2014. “Serão firmados mais convênios com centros de excelência da música erudita e antiga de outros países com o objetivo de compartilhar eventos, artistas e professores”, explica.

A música antiga, aliás, ganha atenção especial. O núcleo deste gênero musical será fortalecido dentro da Oficina com o objetivo de se tornar uma referência mundial.

 

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:

www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba

www.twitter.com/fccuritiba

www.instagram.com/oficinademusica