CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

Sobre Curitiba

Engana-se quem pensa que o curitibano é ensimesmado. Essa é apenas a maneira de observar o forasteiro, antes de deixá-lo usufruir de sua cidade... Antes de generosamente abrir as portas dessa casa que é seu orgulho e da qual cuida com muito carinho. Aliás, foram os braços abertos dos curitibanos de outrora que acolheram gente de todos os cantos do mundo, que aqui encontrou o seu porto seguro. À predominante presença de representantes europeus, nos primórdios da história de Curitiba, somaram-se japoneses, árabes, africanos e sul-americanos. Cada imigrante contribuindo para construir uma cidade única, nascida do amálgama de ideais, trabalho e esperança. Uma unidade que admite conviver com as diferenças e valorizar as peculiaridades de cada cultura.

Em mais de três séculos de existência, Curitiba sempre mostrou a importância da participação das comunidades nas questões que resultaram em mudanças significativas. Um envolvimento que levou ao reconhecimento mundial da qualidade de vida existente na cidade, além de seu planejamento e das soluções de urbanismo e meio ambiente. Curitiba assumiu, a partir da década de 1980, a posição de “Cidade Ecológica”, com programas institucionais que foram adotados pela população como ações de rotina e permanecem ativos até hoje. Entre os mais conhecidos está o “Lixo que não é Lixo”, atrelado a questões essenciais como separação do lixo orgânico do inorgânico e destino final adequado.

As ações curitibanas mereceram diversas premiações. O estudo Centros de Sustentabilidade Global 2020, do Instituto Ethisphere, de Nova York (EUA), realizado em 2008, colocou Curitiba entre as dez cidades do mundo com maiores perspectivas de sustentabilidade, sendo a única representante da América Latina. Em 2010, Curitiba ganhou o prêmio Globe Award Sustainable City, organizado pelo Globe Forum da Suécia, e que elege a cada ano a cidade mais sustentável do planeta.

Mas não é somente o desenvolvimento sustentável que distingue Curitiba. A cidade também produz talentos nas diferentes linguagens das artes, especialmente na música. Celeiro de cantores líricos, exportou nomes como Denise Sartori, Marília Vargas e Ana Paula Brunkow. Na música popular, ostenta uma constelação de artistas que aqui nasceram ou escolheram desenvolver sua carreira, como Waltel Branco (compositor, violonista e maestro), Sérgio Albach (clarinete), Glauco Sölter (baixo), Cláudio Menandro (violão), Julião Boêmio (cavaquinho), Zélia Brandão (flauta transversal), João Egashira (violão), Mário Conde (guitarra), Ana Paula Cascardo (canto), Rogério Gulin (violão e viola caipira), Luis Otávio de Almeida (viola caipira), Michele Mara (vencedora do concurso “O Maior Imitador da América Latina”, promovido pela Rede Globo, em 2011), André Abujamra (cantor, compositor e multi-instrumentista), entre muitos outros.

As atrações de Curitiba se multiplicam aos olhos do visitante, que pode descobrir os segredos da cidade percorrendo suas ruas. Os prédios modernos convivem com casas que guardam em suas linhas arquitetônicas as influências dos imigrantes. As avenidas largas e movimentadas cruzam com caminhos tranquilos, que cortam bairros residenciais e áreas comerciais e também conduzem a parques, praças e bosques, alguns dos símbolos curitibanos. Espaços como a Ópera de Arame, o Jardim Botânico e o Museu Oscar Niemeyer convidam à reflexão sobre a importância de conjugar arquitetura e natureza. E na Feira do Largo da Ordem, ponto de encontro dominical da população, pode-se conferir a criatividade do artesanato local.

Conhecer Curitiba implica, ainda, provar seus sabores. Quem chega à cidade pode empreender uma verdadeira maratona gastronômica, experimentando delícias das culinárias francesa, alemã, polonesa, árabe, japonesa, chinesa e de várias regiões brasileiras, criadas por “chefs” estrelados ou resultantes de receitas que passam de mãe para filha. Vale lembrar que Curitiba tem um bairro inteiro dedicado à farta comida italiana, batizado com um nome que diz tudo: Santa Felicidade!

Venha descobrir e se apaixonar por Curitiba, uma cidade que constrói o futuro respeitando as dimensões ambiental, cultural, econômica e social.

Para mais informações, clique aqui.