Marco Pereira (RJ)


É natural de São Paulo onde fez seus estudos de violão sob a orientação do
mestre uruguaio Isaias Sávio no Conservatório Dramático e Musical de São
Paulo.
Viveu na França por cinco anos e recebeu o título de Mestre em Violão Clássico
pela Université Musicale Internationale de Paris. Defendeu tese sobre a música
de Heitor Villa-Lobos no Departamento de Musicologia da Universidade de
Paris-Sorbonne o que resultou no seu livro Heitor Villa-Lobos, sua obra para violão.
Na Espanha, obteve dois prêmios em importantes concursos internacionais:
Concurso Andrés Segóvia (Palma de Mallorca) e Concurso Francisco Tárrega
(Valência).
De volta ao Brasil, criou na UnB (Universidade de Brasília), os cursos de Violão
Superior e Harmonia Funcional. Gravou dois discos pelo selo Som da Gente, de São
Paulo (Violão Popular Brasileiro Contemporâneo - 1985 e Círculo das Cordas - 1987),
trabalhos que o levaram ao Town Hall, de Nova York, em 1988.
A partir de 1990, já morando no Rio de Janeiro, participou, em quatro
oportunidades diferentes, do Free Jazz Festival: numa memorável apresentação
do Trio D'Alma, em 1989; com seu trabalho solo, em 1991; ao lado de Wagner
Tiso, em 1992 e ao lado de Edu Lobo, em 1996.
Gravou com importantes artistas do cenário musical brasileiro, tais como:
Luciana Souza, Zélia Duncan, Edu Lobo, Cássia Eller, Gilberto Gil, Gal Costa,
Wagner Tiso, Daniela Mercury, Zizi Possi, Rildo Hora, Paulinho da Viola, Tom
Jobim, Milton Nascimento, Leila Pinheiro, Fátima Guedes, Nelson Gonçalves e
Roberto Carlos, entre outros.
Recebeu o prêmio Sharp em dois anos consecutivos: Melhor Arranjador de MPB
pelo disco Gal, da cantora Gal Costa - 1993 e Melhor Solista/Melhor Disco
Instrumental do ano pelo trabalho Bons Encontros, em duo com o pianista
Cristóvão Bastos - 1994.
Em 1995, lançou três CDs : Dança dos Quatro Ventos pelo selo belga GHA,
Elegia pelo selo Channel Classics da Holanda e Brasil Musical pelo selo Tom
Brasil de São Paulo. Gravou em 1999 o elogiadíssimo CD de violão solo, Valsas
Brasileiras, com um repertório primoroso de modernas valsas populares. Seus
outros CDs são: Luz das Cordas (com o bandolinista Hamilton de Holanda),
Afinidade (com o gaitista Gabriel Grossi), Original (CD autoral com suas composições
para violão solo – GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA), O
samba da minha terra (com composições próprias e novas leituras de clássicos da
música brasileira), Stella del Matino (EGEA – Perugia –Itália) e Essence (Kind of
Blue – Lugano - Suiça)
Foi diretor artístico da série Grandes Encontros, um importante projeto de
valorização do músico brasileiro que aconteceu no Teatro Leblon - Rio de Janeiro
entre os anos de 2001 e 2004. Mantem intensa atividade como solista, tanto nos
Estados Unidos quanto na Europa, onde se apresenta regularmente. É professor
adjunto no Departamento de Composição da Universidade Federal do Rio de
Janeiro (UFRJ) e tem suas composições estão pela Editora Lemoine de Paris e
pela GSP (Guitar Solo Publications – San Francisco, CA – USA). Suas obras para
violão têm sido gravadas e tocadas em concerto por grandes intérpretes
americanos e europeus .
Seus últimos lançamentos são: o CD Camerístico (para violão e orquestra), o
livro+CD Ritmos Brasileiros (um trabalho de pesquisa dos principais ritmos
brasileiros de todas as regiões do Brasil) e o projeto Cristal que é constituido por um
CD mais um álbum de partituras da transcrição fiel da gravação.
Em 2011 lançou dois trabalhos didáticos de grande relevância para a literatura
violonística brasileira. Um método para violão de sete cordas, em parceria com
Rogério Caetano, abordando de maneira direta e objetiva todo o universo do
samba e do choro (“Sete Cordas, técnica e estilo” - Editora Garbolights – Rio de
Janeiro, RJ - www.garbolights.com.br) e um compêndio de Harmonia, em três
volumes que traduzem mais de vinte e cinco anos de atividades didáticas
ensinando essa matéria (Cadernos de Harmonia - Editora Garbolights – Rio de
Janeiro, RJ - www.garbolights.com.br). Todos esses livros que representam os dois
métodos vêm acompanhados de CDs de áudio com uma série de exemplos
musicais gravados pelo próprio autor).
Em novembro de 2012, fez em São Paulo a primeira apresentação de sua obra
“Lendas Amazônicas – Fantasia concertante para dois violões e orquestra”, em cinco
movimentos.