Amilton Godoy (SP)


Nasceu em Bauru (São Paulo), onde iniciou seus estudos musicais.
Completou sua formação em São Paulo com Nellie Braga, na Escola Magda Tagliaferro e a partir daí participou e venceu importantes concursos , tais como:
3° Prêmio no Concurso Nacional de piano da Bahia em 1962;
3° Prêmio no Concurso Nacional de piano do Rio de Janeiro em 1963;
Vencedor do IV Concurso Nacional de piano Eldorado em 1964;
Medalha de ouro ¨ Prêmio Governador do Estado de São Paulo¨ também em 1964;
Vencedor do Concurso Nacional ¨Hora de Arte ¨ como Melhor Intérprete de Villa- Lobos no mesmo ano.
Em 1964, com Rubens Barsotti e Luiz Chaves, formaram o grupo instrumental Zimbo Trio desenvolvendo importante trabalho no cenário artístico brasileiro, tendo 51 discos gravados e editados em mais de vinte e dois países.
Apresentaram-se em todo o Brasil, toda América Latina, Estados Unidos, Europa, África , Japão e China.

Em 1973 , juntamente com Rubens Barsotti ,Luiz Chaves e João Ariza, fundou uma das mais importantes escolas de música do Brasil, CLAM ¬ Centro Livre de Aprendizagem Musical ¬ responsável pela formação de vários músicos no âmbito nacional e internacional. Criador de diversos métodos de ensino de música como o famoso “Principio de harmonia moderna vol I,2,3 e 4.
Coordenou o departamento de piano em Campos do Jordão no Festival de inverno. Foi diretor por dois anos da Semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista. Como pianista do Zimbo Trio ganhou todos os prêmio nacionais como o melhor grupo instrumental, inclusive o Prêmio de Melhor Grupo Instrumental no 23 Prêmio da Música Brasileira em 2012, com o CD ZIMBO TRIO AUTORAL que possui apenas músicas de sua autoria.
Num Trabalho inédito juntamente com a compositora Dulce Auriemo produziu dois álbuns da coleção ¨ Piano Solo Compositores Brasileiros¨ . Gualharam o premio JABOTI com o trabalho ¨Meu Primeiro Álbum de Piano Solo¨
A convite do primeiro flautista da Orquestra Filarmonie de Berlim, Michael Hasel, Amilton transcreveu algumas músicas desta coleção para flauta e piano. Ainda em 2012 arranjou e gravou juntamente com o gaitísta Gabriel Grossi um CD
intitulado ¨ Villa Lobos Popular¨.
Foi membro da Comissão de Música da Secretaria de Estado da Cultura e do Conselho Estadual de Cultura por oito anos.
Como solista, é considerado um dos maiores pianistas do mundo e atuou como convidado de orquestras regidas por grandes maestros,tais como ;: Cyro Pereira, Julio Medaglia, Chico de Moraes, Simon Bleche, Roberto Sion , Maurício Galindo, Wagner Tiso
Em 2011 Amilton foi o solista da Orquestra Jazz Sinfonica sob a regência do maestro italiano Nino Lepore, em uma homenagem a Nino Rota.
É frequentemente convidado a ministrar Workshops em todo o Brasil e Exterior.