Carlos Stasi


Compositor-intérprete de mais de cem obras para percussão, especializou-se primeiramente em percussão ´clássica´ contemporânea. Stasi é professor da Universidade Estadual Paulista - Unesp desde 1987 e foi co-diretor do Grupo de Percussão da mesma universidade - Grupo Piap - por vários anos. Realizou o mestrado no Instituto de Artes da California (CalArts), onde também lecionou, e é PhD pela Universidade de Natal em Durban, África do Sul. Seu trabalho discute como e porque a percussão em geral, e o reco-reco em particular, são geralmente vistos como instrumentos menores e limitados ao redor do mundo.
Além de sua especialização em múltipla percussão, ele é conhecido por seu trabalho com o reco-reco, no qual foi iniciado por seu tio Nadir Rovari em 1982. Em 1988 ele formou o marcante Duo Experimental com o percussionista Edson Gianesi e depois da morte de Rovari em 1990 começou a viajar para conhecer mais o instrumento; tocando e investigando em 30 países, ministrando classes, escrevendo, compondo e criando técnicas de execução para os mesmos. Ao final, sua vida foi moldada por uma filosofia única que emergiu do intenso envolvimento com o reco-reco.
Em 1999 criou o Duo Ello com o percussionista Luiz Guello.


Duo Ello
O duo faz uso das diferentes formações musicais de seus integrantes para criar um trabalho de músicas originais e um repertório inovador. O nome do duo faz referência à união de dois dos maiores artistas brasileiros da música instrumental e percussão solo que cresceram em tradições musicais normalmente vistas como opostas: o erudito e o popular. O duo une essas duas tradições de forma natural, através de composições escritas especialmente para essa formação, desenvolvendo assim um trabalho único. É um laboratório onde os dois artistas compartilham suas experiências de vida e dedicação à percussão. Stasi e Guello são também conhecidos pela especialidade em dois instrumentos brasileiros, o reco-reco e o pandeiro respectivamente.