Kalinka Damiani


Graduada em Música pela UDESC, aperfeiçoou-se com a professora Neyde Thomas. Foi premiada em vários concursos: Melhor Soprano leggero no IV Concurso Maria Callas; 1° Lugar e Troféu ABAL de Melhor Intérprete de Carlos Gomes no Concurso Carlos Gomes; 1º Prêmio no Concurso Aldo Baldin; 1° lugar – Concurso Bianca Bianchi, Melhor Intérprete de Mozart e Grande Prêmio do Público no V Concurso Maria Callas.

Debutou em 1999, na ópera Elisir d’Amore no papel de Adina, no Teatro Guaíra em Curitiba e em seguida vieram grandes títulos de óperas no Brasil e no exterior. Entre elas destacam-se La Traviata, Die Zauberflöte, I Capuleti e I Montecchi, La Serva Padrona, Il Guarany, Rigoletto, O Empresário, O Rapto do Serralho, Giulio Cesare, L’Enfant et le Sortileges, Viúva Alegre, O Barbeiro de Seviglia e recentemente Lucia di Lammermoor.

Desde 2007 integra o corpo de professores do Encontro de Cantores de Curitiba a convite da professora Neyde Thomas. Em 2008 ingressou como professora dos cursos de Artes Cênicas e Música da UDESC. Recentemente foi professora convidada do 31FML.

Sobre uma de suas performances em La Traviata a revista espanhola Opera Actual assim colocou: (...) "sobresalió Kalinka Damiani con una excelente preperación a nível vocal e interpretativo, con una voz de timbre elegante (...)”