Ubiratã Rodrigues


Nasceu em 1968, em Porto Alegre , cidade onde iniciou seus estudos de música na escola da OSPA. Posteriormente, prosseguiu seus estudos musicais, estudando violino com Nicolau Richter e piano com Hubertus Hofmann. Integrou a Orquestra de Câmara do Teatro São Pedro, durante dois anos, ainda naquela cidade.

Em 1990 mudou-se para o Rio de Janeiro para cursar o bacharelado em violino na UNIRIO com Paulo Bosisio, em 1991 ingressou no Quarteto de Cordas da UFF e na Orquestra Sinfônica Brasileira. Foi Spalla da Orquestra Petrobrás Sinfônica, na temporada de 1994.



Em 1995 foi para a Bélgica, onde desenvolveu os seus estudos superiores com Jerrold Rubenstein (com bolsa de estudos da CAPES) e de 1998 a 2000 na Holanda, com Jean-Jacques Kantorow (com bolsa do Stichting voor Cultuur Maaseik vzw).

Na Europa, participou de diversos concertos camerísticos, recitais, e também com orquestras.



Em 2000, regressou à Orquestra Sinfônica Brasileira e ao Quarteto de Cordas da UFF, com o qual tem realizado centenas de concertos por todo o Brasil, atuando nas principais salas e festivais de música.



A partir de 2003, decide iniciar os seus estudos em direção de orquestra e tem frequentado cursos e masterclasses com diferentes maestros e pedagogos, entre eles, Alceo Bocchino, Roberto Tibiriçá, Ronald Zollman, Daisuke Soga, Isaac Karabtchevsky e Osvaldo Ferreira. Dirigiu concertos com diferentes orquestras no Brasil: Orquestra do Algarve em Portugal, Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Camerata da Orquestra Petrobrás Sinfônica, Camerata de Santa Tereza, Academia Petrobrá Sinfônica, Orquestra de Câmara da UFOP, o Grupo de Metais da UFRJ etc.



Ubiratã Rodrigues é maestro e diretor artístico da Sinfonietta Carioca.



Desde 2009 é assistente do maestro Osvaldo Ferreira na Oficina de Música de Curitiba e em janeiro de 2010 dirigiu a operaL’occasione Fa Il Ladro de Rossini.



Ubiratã Rodrigues desenvolve também uma atividade pedagógica como professor de violino na Universidade de Barra Mansa, no Rio de Janeiro.