Renata Rosa


Cantora, compositora, rabequeira e atriz, recebeu o Prêmio Choc de l'Année 2004 – dado pelo Le Monde de la Musique - por seu primeiro cd Zunido da Mata e o Prêmio da Música Brasileira 2009 como Melhor Cantora Regional por seu segundo cd Manto dos Sonhos.
Durante anos viveu entre os cantos caboclos no Baixo São Francisco Alagoano e Mata Norte de Pernambuco, atuou como rabequeira de Cavalo-Marinho, Contra-Mestra de maracatú rural e estudou o canto sinuoso e polifonico indígena.
Integrou o Núcleo de Ação e Performance do Polo Sul Americano do Ator Contemporâneo (1998 – 2003) no Rio de Janeiro e em Cleveland (Ohio) dirigido pelo Diretor Iraniano Massoud Saidpour (New Worlds Laboratory of Performances) com quem desenvolveu pesquisa sobre voz e movimento, canto e dança.
Foi a protagonista Maria Safira, da minissérie A Pedra do Reino (TV Globo, 2007) dirigida por Luiz Fernando Carvalho onde também foi responsável pela composição das músicas dos coros.
Estudou Letras e Fonoaudiologia na USP (1992 -1998) e Música com habilitação em Canto na Universidade Livre de Música Tom Jobim (1995 - 2000) em São Paulo.
Desde 2003, Renata Rosa já se apresentou em mais de 180 cenas na Europa e ministrou workshops nos Conservatórios de Amsterdam, Rouen, no Theatre de la Ville de Paris, entre outros.
Neste ano de 2011, à convite do Museu do Louvre, dedicou-se à criação musical para o projeto Duos Éphémères - música moderna com filmes mudos, jóias da cinematografia Mundial do inicio do século XX.