Edwin Vásquez (Panamá/BR)


Durante os últimos 35 anos como músico, pesquisa e interpreta os diferentes estilos como Salsa, Son, Merengue, Calypso, Plena, Rumba, Cúmbia, Danzón, Vallenato. O Maestro é o fundador da Banda Son Caribe, a primeira agrupação neste gênero no Brasil (Rio de Janeiro – 1982). Defendeu em 2000 junto ao Programa de Pós Graduação em Integração da Latina da Universidade de São Paulo, a dissertação de mestrado comparando “A música na formação da identidade: Afrobrasileira e Afrocaribenha”, obtendo o título de Mestre em Integração da América Latina na área de Produção Artística e Crítica Cultural na América Latina e possui o um Doutorado em Musicologia com a pesquisa intitulada “Veredas Sonoras da Cúmbia Panamenha: Estilos e Mudança de Paradigma” pela ECA-USP. Atualmente e Coordenador do Laboratório de Etnomusicologia da UFPR e do Ensemble DeArtes.

Sua vivência, no Brasil possibilitou ao maestro identificar a existência de um grande interesse pelos diferentes gêneros musicais latino-americanos, especificamente, os dos anos 40, a era do tango e do bolero, dos anos 50 a do mambo e da rumba, a dos anos 70 a música andina, 80 e 90 a da salsa e do merengue, a partir a do 2000 do pop latino e a do rap latino.

Durante a Oficina de Música Caribenha serão estudadas músicas tradicionais e populares no seu contexto histórico, social e cultural. Resultados da pesquisa e análise que utiliza tanto as ferramentas tradicionais da etnomusicologia quanto da antropologia, sociologia, comunicação, psicologia incluindo as reflexões no campo dos estudos culturais, enfatizando críticas e abordagens inter, multi e transdisciplinares, no contexto local e global.