Renato Martins (Bélgica)


O multi-instrumentista Renato Martins, nascido no Rio de Janeiro e criado em São Paulo, começou a tocar percussão e piano quando tinha apenas quatro anos de idade. Sua formação musical começou aos seis com o maestro Silvio Tancredi. Estudou bateria e piano concentrando-se na música popular brasileira e no jazz na Escola do Zimbo Trio, o CLAM.
Renato Martins tornou-se conhecido pela utilização de objetos do cotidiano, como utensílios de cozinha, como instrumentos de percussão e foi considerado um dos maiores percussionistas do país e um renovador da percussão brasileira pela mídia especializada. Tocou com grandes nomes da música instrumental brasileira como: André Geraissati, Ulisses Rocha,Teco Cardoso, Renato Borghetti, Edu Ribeiro, Vitor Alcantara, Zeli, Renato Consorte, Beto Angerosa, Nelson Faria, Carlinhos Antunes, Mozart Mello, Roberto Sion, Celso Pixinga, André Mehmari e Celio Barros.
Com sólida carreira internacional, Renato apresentou-se em vários países como Bélgica, Suíça, França, Espanha, Polónia, República Checa, Estados Unidos, Brasil, Argentina e Taiwan e foi percussionista do show OVO do Cirque du Soleil.
Renato Martins é também um educador musical. Ministra cursos em escolas de música e realiza workshops e master classes de percussão no Brasil e em outros países.