CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

09/01/2012 14h39

Trio e coral em espaços diferentes integram as atrações da Oficina de Música

Foto divulgação

Dois espetáculos da intensa programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba movimentam a agenda desta terça-feira (10). Às 18h, no Paço da Liberdade, o trio formado por Marília Vargas (canto), Clenice Ortigara (piano) e Jairo Wilkens (clarinete) interpreta composições de João de Souza Lima (1898 – 1982), Liduíno Pitombeira (1962), Steven Harlos (1953), Louis Spohr (1784 – 1859) e Franz Schubert (1797 – 1828). Mais tarde, às 19h, será a vez do coral Collegium Cantorum tomar conta do Teatro do Paiol com o concerto “Poemas Encantos”, que oferece um panorama musical eclético e fascinante ao explorar o intercâmbio entre literatura e música dos grandes poetas e compositores brasileiros.

A apresentação no Paço da Liberdade une três artistas do Paraná com destaque no cenário musical internacional. A soprano Marília Vargas iniciou seus estudos de canto com Neyde Thomas e, aos doze anos de idade, debutou no Teatro Guaíra. Formada em canto barroco pela Schola Cantorum Basiliensis (Suíça), a cantora conquistou premiações internacionais e realizou várias gravações para rádios e televisões europeias e brasileiras, além de ter participação em diversos CDs e DVDs. Tem atuado como professora convidada de importantes festivais de música e universidades do Brasil. Em 2009, lançou o CD “Todo amor desta terra”, com canções paranaenses. Na Itália, lançou o CD “Alla Luna”, no qual interpreta obras italianas do século XVII.

Natural do Pará, Jairo Wilkens formou-se em Clarineta pela Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Aprimorou técnicas nos Estados Unidos e, entre suas premiações, está o de “Melhor Instrumentista Erudito de 2001 – Categoria Sopros”, que evidencia os melhores da música, no Paraná. Desde 2009 atua como 1º clarinete na Orquestra da Universidade Estadual de Londrina e, recentemente, conquistou a posição de clarineta solista em concurso público realizado pela Orquestra Sinfônica de Campinas (SP).

A pianista Clenice Ortigara é formada pela Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná e, recentemente, concluiu o duplo mestrado em Piano Performance, Música de Câmara e Ópera na University of Missouri, nos Estados Unidos. Detentora de mais de 20 primeiros prêmios em competições nacionais e internacionais de piano e música de câmara, a instrumentista atualmente ocupa o cargo de pianista correpetidora do Coro da Camerata Antiqua de Curitiba, além de atuar como professora na Embap.

Vozes femininas – Nas delicadas vozes femininas do Collegium Cantorum, o concerto “Poemas Encantos” inunda o Teatro do Paiol com obras de Henrique Oswald (1852 – 1931), Brasílio Itiberê II (1896 – 1967), José de Almeida Penalva (1924 – 2002), Francisco Mignone (1897 – 1986), Francisco Guerrero (1527 – 1599) e Alberto Nepomuceno (1864 – 1920).

As harmonias surpreendentes e as linhas melódicas encantadoras ressaltam o trabalho do grupo curitibano, que é resultado de um trabalho artístico diferenciado de pesquisa, interpretação e divulgação da música vocal. Sob a liderança da maestrina Helma Haller, pedagogas, instrumentistas, regentes, estudantes e amantes do canto desenvolvem, há 11 anos, propostas vocais carregadas de ineditismo e refinamento.

O grupo tem no repertório cerca de 200 obras e já realizou 180 apresentações, tendo representado o Brasil no “4º Festival Internacional de Música Coral”, na Alemanha, em 2005. O Collegium Cantorum também é responsável pelo registro de obras nacionais inéditas nos CDs “Ecos da Fé na Alma Brasileira” e “Natal Brasileiro”.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
Concertos da 30ª Oficina de Música de Curitiba
Data: 10 de janeiro de 2012 (terça-feira)
Horários e endereços: às 18h – Apresentação do trio formado por Marília Vargas (soprano), Jairo Wilkens (clarinete) e Clenice Ortigara (piano), no Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro).
às 19h – Apresentação do concerto “Poemas Encantos” com o coral “Collegium Cantorum”, sob a regência de Helma Haller, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria de cada teatro, uma hora antes do espetáculo.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba no site:
www.oficinademusica.org.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba