CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

11/01/2012 11h06

Composições paranaenses em recital na Oficina de Música

Divulgar a música de câmara do Paraná é a proposta do concerto que acontece nesta quinta-feira (12), às 18h, no Paço da Liberdade, dentro da programação da 30ª Oficina de Música de Curitiba. Em “Música Paranaense para Violino e Piano”, as instrumentistas Bettina Jucksch (violino) e Carmen Célia Fregoneze (piano) interpretam obras de compositores do nosso estado, em sua grande maioria desconhecidas pelo público.

A curitibana Bettina Jucksch iniciou seus estudos na Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, aperfeiçoando técnicas em São Paulo, com Erich Lehninger, e no Rio de Janeiro, com Paulo Bosísio. Formada pelo Konservatorium für Musik Bern (Suíça), a violinista foi vencedora do concurso “Jovens Instrumentistas Brasil”, em Piracicaba (SP).

Também curitibana, a pianista Carmen Célia Fregoneze concluiu mestrado em Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e graduou-se em performance musical na Musikhochschule Stuttgart (Alemanha), com doutorado em Música pela The Catholic University of America, em Washington (EUA).

No repertório preparado para o recital, as instrumentistas selecionaram peças de Bento Mossurunga (1879 – 1970), Alceo Bocchino (1918), José Penalva (1924 – 2002) e Henrique de Curitiba (1934 – 2008), traçando um panorama do importante legado desses compositores.

Começando por Bento Mossurunga – compositor do Hino do Paraná e fundador da Embap – Escola de Música e Belas Artes do Paraná –, o passeio musical continua com Alceo Bocchino – que foi regente titular da Orquestra Sinfônica Nacional e é membro da Academia Brasileira de Música –, passando por José Penalva – um dos mais importantes compositores brasileiros da segunda metade do século 20, que se destacou por compor música contemporânea de vanguarda –, chegando a Henrique de Curitiba – autor de mais de uma centena de obras e considerado um inovador, graças à utilização de temas populares em suas composições.  

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC –Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Concerto “Música Paranaense para Violino e Piano”, com as instrumentistas Bettina Jucksch (violino) e Carmen Célia Fregoneze (piano).
Data e horário: 12 de janeiro de 2012 (quinta-feira), às 18h
Local: Paço da Liberdade (Praça Generoso Marques, 189 – Centro)
Entrada franca

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba

  • Carmen Célia Fregoneze

  • Bettina Jucksch