CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

16/01/2012 12h46

Classe de Ópera Studio da Oficina faz homenagem a Neyde Thomas

Norma Silvestre - Ópera Studio. Foto: Marcos Campos

Alunos de Ópera Studio e Regência de Orquestra da 30ª Oficina de Música de Curitiba, orientados pelos professores Norma Silvestre e Abel Rocha, fazem duas apresentações nesta terça e quarta-feira (17 e 18), no Auditório Salvador de Ferrante – Guairinha. A encenação de “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, encerra as atividades do curso e presta uma homenagem à cantora lírica Neyde Thomas, que faleceu em agosto passado, depois de dirigir durante 22 anos o núcleo de canto lírico da Oficina de Música, ao lado de seu marido, o tenor Rio Novello.

De acordo com Norma Silvestre, cantora e diretora de ópera de Minas Gerais, onde vive atualmente depois de desenvolver carreira profissional na Alemanha e em Portugal, o espetáculo de 1 hora e 45 minutos é uma versão reduzida da ópera de Mozart, sendo mais adequado chamá-lo de “Uma flauta mágica...”. Foram cortadas as longas falas em alemão e substituídas por diálogos em português. A ópera original tem três horas de duração.

Norma Silvestre ficou responsável pelo treinamento dos alunos de canto lírico e pela direção cênica do espetáculo, enquanto o maestro Abel Rocha orientou o conjunto instrumental e os regentes. A ópera constitui oportunidade para que alunos de regência também se apresentem.  Pelo menos 50 pessoas participam da encenação, entre cantores, instrumentistas e regentes de orquestra.

As duas apresentações terão elencos diferentes, de forma a permitir que todos os alunos possam se apresentar. “Este é um princípio sobre o qual me baseei desde o início: aproveitar todos os cantores, tanto os mais experientes quanto os que estão apenas começando”, disse a diretora.

Norma Silvestre integra o corpo de professores da Oficina de Música de Curitiba pela primeira vez este ano e fez uma avaliação positiva da experiência.  “O trabalho feito aqui, em todas as áreas, é fantástico. É rica essa possibilidade dos maestros trabalharem com alunos, cantores e instrumentistas. É um ambiente alegre, divertido, uma vivência importante para quem quer se dedicar à carreira de cantor de ópera”, afirmou.

Norma Silvestre estudou no Brasil, mas foi na Europa que iniciou a sua carreira profissional, em 1970. Passou por todos os grandes teatros de ópera da Alemanha, tendo acompanhado o trabalho técnico de várias produções. Morou durante 20 anos em Portugal, onde foi professora de interpretação cênica e estúdio de ópera na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo da cidade do Porto, em Portugal. De volta ao Brasil há quatro anos, dedica-se atualmente a dar aulas particulares.

A regência de “A flauta mágica” foi o conteúdo proposto para a turma de regência de orquestra que esteve sob orientação do maestro Abel Rocha, igualmente um dos mais destacados regentes brasileiros. Abel Rocha foi responsável pela regência e direção musical de várias óperas, entre elas as estreias mundiais de “Anjo Negro”, de João Guilherme Ripper, e “A tempestade”, de Ronaldo Miranda. Atualmente, é diretor artístico do Teatro Municipal de São Paulo, regente titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo e professor de regência do Instituto de Artes da Unesp.

Patrocínio e apoios – Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP – Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC – Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de Curitiba
Encenação da ópera “A flauta mágica”, de Mozart
Datas e horários: dia 17 de janeiro (terça-feira), às 0h30, e 18 de janeiro de 2012 (quarta-feira), às 18h
Local: Auditório Salvador de Ferrrante – Guairinha (R. XV de Novembro, s/nº - Centro)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10. Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, um dia antes do espetáculo, das 9h às 21h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba