CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

23/01/2012 10h23

Espetáculo da 30ª Oficina de Música apresenta o choro em versão contemporânea

Foto divulgação

O espetáculo "Variedades Contemporâneas" é uma das atrações desta segunda-feira (23) da 30ª Oficina de Música de Curitiba. O show reúne, às 19h, no Teatro do Paiol, o quinteto formado pelos músicos Gabriel Schwartz (flauta transversal e sax), Julião Boêmio (cavaquinho), Davi Sartori (piano), Graciliano Zambonin (bateria) e Flávio Lira (baixo acústico), além de um convidado especial, o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi.

A direção musical e os arranjos são de Davi Sartori e Gabriel Schwartz. Os músicos apresentam o repertório do DVD, que agora está sendo lançado, do show realizado em 2010, com o pianista e compositor Laércio de Freitas. O repertório de composições próprias de Davi Sartori, Gabriel Schwartz, Julião Boêmio e Laércio de Freitas mostra as possibilidades de variações do choro, que surge numa concepção moderna.

O choro tradicional é tocado pela formação conhecida como "regional", que consiste em um instrumento solista (que pode ser flauta, clarinete, saxofone, cavaquinho e bandolim), acompanhado pelo violão de sete cordas, violão de 6 cordas, cavaquinho, pandeiro e muitas vezes percussões adicionais. Porém, o que o quinteto propõe é mudar a instrumentação sem perder a essência do gênero. "Não é à toa que citamos as referências de Radamés Gnattali, Laércio de Freitas, Moacir Santos e Egberto Gismonti, que são grandes exemplos em se tratando de modernizar o choro, com maestria e muito bom gosto", dizem os músicos.

O inusitado encontro entre o tradicional e o moderno se dá pela base formada por piano, baixo e bateria, mais a presença do cavaquinho. A flauta e o saxofone se revezam nas melodias com piano e cavaquinho e todos se misturam em diferentes vozes nos arranjos, criando variações de timbres muito interessantes.

A proposta do grupo é encontrar nessa formação inusitada uma linguagem própria e acrescentar a esse gênero musical uma nova vertente, original e nascida em Curitiba. Os músicos, residentes na cidade, fazem parte do movimento chamado "Clube do Choro de Curitiba", que surgiu em 2003, tendo como principal característica a composição de choro e a promoção de festivais e mostras mensais visando a contínua renovação desse gênero musical.

Para o show de lançamento do DVD, o quinteto aproveita a presença do clarinetista Gabriele Mirabassi, professor da 30ª Oficina de Música, e conta com a sua participação especial. Mirabassi, grande solista e improvisador de carreira internacional, é apaixonado pela música brasileira e tem feito vários trabalhos no Brasil, com músicos como André Mehmari, Guinga, Marcus Tardelli, entre outros.

Patrocínio e apoios - Para realizar a Oficina de Música, a Prefeitura e a Fundação Cultural de Curitiba contam com patrocínio do Ministério da Cultura, Petrobras, Sanepar e Copel. Além disso, têm os seguintes apoios: Air France, Centro Cultural Teatro Guaíra, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Escritório do Quebec, FAP - Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, ICAC - Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPR, Rádio e Televisão Educativa do Paraná E-Paraná, Polloshop, SEEC - Secretaria de Estado da Cultura, SESC da Esquina, SESC Paraná, SESC Paço da Liberdade, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Também contam com o apoio do Projeto Conta Cultura e do Governo do Estado do Paraná.

Serviço:
30ª Oficina de Música de CuritibaShow Variedades Contemporâneas - com Gabriel Schwartz (flauta transversal e sax), Julião Boêmio (cavaquinho), Davi Sartori (piano), Graciliano Zambonin (bateria), Flávio Lira (baixo acústico) e Gabriele Mirabassi (clarinete).
Local: Teatro do Paiol - Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho
Horário: 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 Venda de ingressos diretamente na bilheteria do teatro, uma hora antes do espetáculo, ou antecipadamente na Capela Santa Maria (Rua Conselheiro Laurindo, 273 - Centro), diariamente, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Mais informações sobre a 30ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:
www.oficinademusica.org.br

Fotografias estão disponíveis no endereço:
http://www.flickr.com/photos/fundacaoculturaldecuritiba