CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

10/01/2013 19h05

Capela Santa Maria recebe mestres da Oficina de Música

Um encontro entre grandes nomes da música erudita internacional movimenta a noite desta sexta-feira (11), com a apresentação dos instrumentistas Winston Ramalho (violino), Artem Chirkov (contrabaixo) e Olga Kiun (piano), às 20h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. O concerto de música de câmara reúne professores da 31ª Oficina de Música de Curitiba, uma realização da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Curitiba.

O repertório do espetáculo conta com as obras “Sonata para violino e piano em Ré menor Op. 108”, de Johannes Brahms; “Scherzo–Tarantelle Op. 16 para violino e piano”, de Henri Wieniawski; “Adagio from Brifght Stream”, de Dmitri Schostakovich; “Invocation”, de M.Gajdos; “Preludia”, de Sergei Rachmaninov; variação ”La Sonnambula, Ellegia, Tarantella”, de Giovanni Bottesini; e “Contrabajeando”, de Astor Piazzolla.

O público irá apreciar o virtuosismo de músicos que desenvolvem carreiras internacionais. O violinista brasileiro Winston Ramalho, além de aperfeiçoar seus estudos na Europa, obteve o primeiro lugar em vários concursos em todo o mundo, atuando em grupos como as orquestras sinfônicas do Paraná e de São Paulo, Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena e Orquestra de Câmara de Viena.

Paralelamente a uma intensa agenda de apresentações, Ramalho trabalha na coordenação de eventos musicais, sendo que em 2008 foi responsável pela direção artística da série de Concertos Internacionais no Mosteiro de São Bento e, no ano seguinte, respondeu também  pela curadoria da série de concertos internacionais “Clássicos dos Clássicos”, realizada no Teatro da União Cultural Brasil-EUA.

O russo Artem Chirkov, principal contrabaixista da St. Petersburgo Philharmonic Orchestra (Rússia), tem pós-graduação na Alemanha, tendo vencido diversos concursos em seu  país, além de Alemanha, República Checa e Estados Unidos. Ministrou aulas em conservatórios e universidades do Japão, Taiwan, Coreia, Estados Unidos, Moçambique, Portugal, Alemanha e Rússia, com participações em importantes festivais na França, Polônia, Portugal, Alemanha e Estados Unidos, entre outros.

Chirkovatuou como solista de renomadas orquestras como Brno Philharmonic Orchestra e Orquestra de Câmara de Praga, Swerin Filarmônica Orchestra, Viana do Castelo Festival Orchestra e Belgard Philharmonic Orchestra (Sérvia). É um dos integrantes do famoso “Bassiona Amorosa”, grupo de contrabaixistas formado por músicos de habilidades excepcionais, oriundos da Eslováquia, Rússia, República Checa, Iugoslávia, Geórgia e Ucrânia.

Ao piano estará a russa Olga Kiun, que estudou no Conservatório Tchaikovsky e tem doutorado pelo Conservatório de Leningrado, atual Conservatório de São Petersburgo. Com uma trajetória que engloba apresentações em vários países, incluindo premiações e destacadas gravações para rádio e televisão em toda a Europa, posssui um repertório que abrange compositores desde o século 17 até os contemporâneos, com ênfase nos românticos.

No Brasil, Olga Kiun foi solista dos mais conceituados grupos sinfônicos como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Orquestra Sinfônica de Estado de São Paulo, Orquestra Nova Filarmônica (SP), Orquestra Sinfônica de Campinas e Camerata Antiqua de Curitiba, trabalhando com importantes regentes. Professora da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – Embap desde 1993, desenvolve intensa atividade artística e pedagógica como recitalista, camerista, solista de orquestra, jurada em concursos e professora convidada em festivais de música em todo o país.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Música de Câmara com apresentação dos instrumentistas Winston Ramalho (violino), Artem Chirkov (contrabaixo) e Olga Kiun (piano)
Data e horário: 11 de janeiro de 2013 (sexta-feira), às 20h30.
Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica