CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

11/01/2013 14h10

Orquestras de metais tomam conta do Memorial no final de semana

Foto: Marcos Campos

Os metais tomam conta do Memorial de Curitiba nos dias 12 e 13 de janeiro. O espaço abriga concertos da 31ª Oficina de Música de Curitiba no período de 9 a 29 de janeiro. A Gênesis – Orquestra de Metais e Percussão entra no palco às 22h deste sábado sob a regência do maestro Vagner Gonçalves Franco, fundador, 14 anos atrás, do grupo integrado por 30 músicos.

No programa, peças como “Overture of the King – R. A. Steinberg”, “Be Still for Presence of the Lord – Richards Phillips” e “Turris Fortissima – Steven Ponsford”, entre outras. A orquestra adapta seu repertório, já que são poucas as composições específicas para metais. Além disso, o Brasil não tem tradição em orquestras desse tipo. Existem, sim, bandas marciais, mas as músicas interpretadas, em geral, têm um grau de dificuldade menos avançado.

A Gênesis, juntamente com a Paraná Brass Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão, faz parte do reduzido número de orquestras de metais no Brasil. A Paraná Brass faz apresentação no Memorial no domingo, às 11 da manhã.

Fundada há 14 anos, como grupo instrumental filantrópico, é dirigida pelo maestro Carlos Domingues, trompetista integrante da Orquestra Sinfônica do Paraná. Os músicos vão interpretar temas das olimpíadas, compostos por John Willians, Aaron Copland, Carl Orff, Vangelis, Queen, Glória Stefan e John Williams. A criatividade da Orquestra rendeu convites para apresentações em outros estados do Brasil e também na Áustria, Suécia, Espanha, Portugal, Itália, Argentina, Uruguai e Polônia.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

31ª Oficina de Música de Curitiba
Gênesis - Orquestra de metais e percussão
Local: Memorial de Curitiba
Data: 12 de janeiro de 2013 (sábado), às 22h
Ingresso: gratuito

Paraná Brass Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão
Local: Memorial de Curitiba
Data: 13 de janeiro de 2013 (domingo), às 11h
Ingresso: gratuito

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica