CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

11/01/2013 18h51

Orquestra Sinfônica interpreta Carmen Suite e Danças Sinfônicas

Foto: Karin Vander Broocke

A Orquestra Sinfônica do Paraná tem três convidados no concerto que acontece no dia 12 de janeiro, às 20h30, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão. A apresentação, que tem a regência do maestro Osvaldo Ferreira, integra a programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Os músicos que abrilhantam a noite, interpretando Carmen Suite e Danças Sinfônicas de Rachmaninov, Op. 45 são Emiliano Barrio, Alexandre Razera e Ricardo Bologna. Os três estão ministrando aulas na Oficina.

O argentino Emiliano Barri é o 1º saxofone tenor solista da Banda Sinfônica Municipal da Cidade de Buenos Aires e organizador do Festival de Saxofone de Buenos Aires. O compromisso do artista com a música contemporânea fica evidente no trabalho em colaboração com diferentes associações de compositores, estreando peças tanto para saxofone solo como tocando em distintos grupos de câmara. Ministra cursos de aperfeiçoamento nos conservatórios e escolas de música mais importantes da Argentina.

Alexandre Razera, que vive na Alemanha, foi solista das orquestras sinfônicas Paulista, Santo André, Minas Gerais e Camerata Fukuda, entre outras. Ministrou aulas nos festivais de Campos do Jordão, Juiz de Fora e Oficina de Música de Curitiba. É primeiro violista da Orquestra da Rádio e Televisão Eslovênia de Ljubljana e músico convidado da Mahler Chamber Orchestra desde 2008. Realizou concertos, gravações e turnês junto a várias orquestras europeias como a Filarmônica de Berlim, Orquestra da Rádio de Berlim, Orquestra de Câmera de Berlim, Orquestra da Ópera de Berlim, Mahler Chamber Orchestra, Orquestra da Rádio de Ljubljana.

Ricardo Bologna é mais um convidado do concerto. Timpanista solista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, é professor do departamento de música da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal. Em 1989, fundou o Duo Contexto, de percussão, com o percussionista Eduardo Leandro, premiado no VI Prêmio Eldorado de Música. Ele tem feito turnês pela Europa, Estados Unidos e Japão. Lançou o segundo CD, com obras contemporâneas para flauta e percussão, com a flautista Verena Bosshart.

Programa – Carmen Suiteé um balé de um ato escrito em 1967 pelo compositor russo Rodion Shchedrin, baseado em um libreto e coreografado por Alberto Alonso. A música, tirada da ópera Carmen de Georges Bizet, é arranjada paracordas e percussão. A obra foi reescrita sobre as  melodias de Bizet com  uma variedade  instrumental e cores frescas no arranjo, com grande inclusão da percussão. Definida para novos ritmos e muitas vezes formulada com uma grande dose de humor malicioso, inicialmente foi proibida pela hierarquia soviética por ser considerada um "desrespeito" com a ópera. Porém, o balé tornou-se o trabalho mais conhecido de Shchedrin, mantendo-o popular no Ocidente.

As Danças Sinfônicas de Rachmaninov, Op. 45 estrearam na Filadélfia em 1941 sob a regência de Eugene Ormandy. É a última obra de Rachmaninov, escrita em 1940, três anos antes de sua morte. Originalmente o título seria “Danças Fantásticas”. Os três movimentos tinham os subtítulos Dia, Crepúsculo e Meia-Noite. Mas o compositor decidiu suprimi-los. Uma parte da música é tirada de um balé inacabado, Os Citas de 1915. Como as outras obras do último período de Rachmaninov, as Danças Sinfônicas apresentam uma linguagem em que um relativo modernismo coexiste com um fluxo lírico invariavelmente presente na produção do compositor.

Maestro – Osvaldo Ferreira é o diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Paraná e diretor de Música Erudita da Oficina de Música de Curitiba. Em Portugal, foi diretor artístico da Orquestra do Algarve, diretor artístico do Festival Internacional de Música do Algarve, diretor e administrador do Teatro Municipal do Faro, além de fundador e diretor musical da Orquestra da Póvoa de Varzim com a qual gravou diversos CDs com obras de autores portugueses. Com a Orquestra do Algarve, apresentou-se em Viena, Bruxelas, Lisboa, Curitiba e Londres. Osvaldo Ferreira é o maestro português com maior número de estreias, encomendas e gravações de obras de autores portugueses contemporâneos.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná com os convidados Emiliano Barri Alexandre Razera e Ricardo Bologna
Data e horário: 12 de janeiro de 2013, às 20h30
Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto – Guairão, Rua Conselheiro Laurindo, s/nº, Centro
Ingresso: gratuito

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica