CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

23/01/2013 09h56

Cinema brasileiro ao alcance de todos

A Praça Generoso Marques, localizada no centro de Curitiba, se tornará palco de um grande cinema ao ar livre. É o Cinema na Praça, evento promovido pelo Sesc Paço da Liberdade que integra a programação da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Os filmes selecionados representam alguns dos destaques da produção nacional atual e serão exibidos em três sessões: uma na quarta-feira (23), outra na quinta-feira (24), e a última na sexta-feira (25).

De acordo com o técnico de atividades do Sesc Paço da Liberdade, Aristeu Araújo, o Cinema na Praça tem como objetivo estimular a integração social e democratizar o acesso da população à produção cinematográfica nacional. “As pessoas precisam assistir a mais filmes brasileiros. Em uma sala fechada, teríamos 50, no máximo 60 espectadores. Na praça, atingimos milhares”, diz.

Serão 150 cadeiras distribuídas em frente ao edifício do Paço da Liberdade, onde em um grande telão, já instalado no local, os espectadores poderão ver os documentários Vou Rifar Meu Coração, de Ana Rieper, com sessão na quarta-feira (23); Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!, de Ninho Moraes, que será exibido na quinta-feira (24); e As Canções, de Eduardo Coutinho, ainda inédito em Curitiba e com estreia marcada para sexta-feira (25). Em comum, os filmes têm como tema a música brasileira e a influência dessas canções em nosso imaginário social e cultural. Todas as sessões começam às 20h e são gratuitas.

Os filmes

Vou Rifar Meu Coração

Documentário que trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Letras de músicas de artistas como Agnaldo Timóteo, Waldik Soriano, Nelson Ned, Amado Batista, Peninha, Walter de Afogados e Wando, entre outros, formam verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois. Em Vou Rifar Meu Coração os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de pessoas reais, em situações reais.

Direção: Ana Rieper

Classificação: 12 anos

Futuro do Pretérito: Tropicalismo Now!

Um olhar contemporâneo direcionado para a Tropicália. O filme reúne entrevistas, intervenções artísticas, esquetes e imagens de show de André Abujamra, realizado no Teatro Oficina, criando uma ligação entre os eventos ocorridos no final da década de 1960 e os dias atuais.

Direção: Ninho Moraes

Classificação: Livre

As Canções

Personagens anônimos cantam em frente à câmera músicas de grande valor afetivo, relembrando histórias de amores perdidos, tragédias sentimentais e traições jamais esquecidas.

Direção: Eduardo Coutinho

Classificação: Livre

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:

Cinema na Praça

Data e Horário: 23, 24 e 25 de janeiro, às 20h

Local: Sesc Paço da Liberdade - Praça Generoso Marques, 180 - Centro

Ingresso: Gratuito

 

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 

www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba

www.twitter.com/fccuritiba

www.instagram.com/oficinademusica