CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

23/01/2013 16h20

Música que dissolve fronteiras e aproxima pessoas

Foto: Jean Rodri

 

Os arredores do Centro de Curitiba são como um microuniverso do que a cidade tem de mais rico, que é sua diversidade étnica e cultural. Por ali, convivem em harmonia moradores e comerciantes de muitas origens, como japoneses, italianos, chineses, paraguaios, árabes e judeus. Em sua vinda para cá, trouxeram na bagagem, além de sonhos, suas tradições e cultura. Com o objetivo de promover um encontro de todos esses povos por meio da música e aproximar a população dessas comunidades, o Sesc Paço da Liberdade criou o projeto Música dos Países.

As apresentações, realizadas na Praça Generoso Marques nessa terça-feira (22) e quinta-feira (24), integram a programação da 31ª Oficina de Música, e reúnem grupos de música folclórica dos países que possuem imigrantes e descendentes instalados na região central da capital paranaense.

De acordo com a técnica de atividades do Paço da Liberdade, Giselle Aparecida Piragis-Zogaib, o Música dos Países é uma forma de integrar a movimentação urbana às características que compõe a cultural local. “A música de rua embala a vida urbana, sua textura e mistura de ritmos têm tudo a ver com essa movimentação que ocorre no centro da cidade”, explicou.

Na terça-feira, o Grupo D’América foi o primeiro a se apresentar na Praça Generoso Marques. Levaram ao palco canções folclóricas de países vizinhos, como Bolívia e Peru. Em seguida, apresentou-se o grupo Wakaba Taiko, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba. Símbolo da comunidade japonesa, o taiko é considerado o instrumento musical mais antigo na história da humanidade e suas batidas foram usadas na antiguidade para elevar o espírito e estimular a coragem dos combatentes em guerra.

Para a próxima edição do Música dos Países, na quinta-feira, foram convidados os grupos Klezmorin, que apresentam canções judaicas do Leste Europeu, e Al Farah, especialistas em temas árabes. Os shows começam às 12h e, como ocorrem em praça pública, são gratuitos.

A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – É-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:

Música dos Países

Data e Horário: 22 e 24 de janeiro, às 12h

Local: Sesc Paço da Liberdade - Praça Generoso Marques, 180 – Centro

Ingresso: Gratuito

 

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites:

www.oficinademusica.org.br

www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba

www.twitter.com/fccuritiba

www.instagram.com/oficinademusica