CURSOS

INSCREVA-SE

NOTÍCIAS

17/01/2013 10h44

Jovem talento do eufônio no Brasil é aluno da Oficina de Música

Otoniel dos Santos / Foto: Alice Rodrigues

Especialista em um instrumento pouco popular no Brasil, o eufonista curitibano Otoniel dos Santos é um dos alunos da 31ª Oficina de Música de Curitiba. Aos 17 anos, o rapaz já é considerado um virtuose do eufônio no país e no mundo. Ano passado, ele ficou em segundo lugar no concurso Internacional de Tuba and Euphonium Conference, na categoria Young Artist Division Solo Euphonium, que ocorreu em Linz (Áustria), e também foi o vencedor da categoria solista do Concurso Pré-Estreia, realizado pela TV Cultura para apresentar e valorizar jovens intérpretes da música clássica brasileira.

O talento de Otoniel pode ser conferido logo mais, às 20h30, no Canal da Música durante o concerto da Banda Sinfônica da 31ª Oficina de Música de Curitiba, com a participação do solista esloveno Bostjan Lipovsek. No programa estão previstos “The Divine Comedy e The Isle of Calypso, de Robert Smith, Lojze Krajncan – Liberamente para trompa solo, e “Porgy and Bess”, de George Gershwim.

O jovem despertou o interesse pela música aos oito anos de idade, quando começou a participar do grupo musical da Assembléia de Deus, no Sítio Cercado, bairro onde ainda reside. “Minha mãe fazia parte do coral da igreja e meu pai sempre me incentivou a estudar música. Foi o maestro da banda da igreja quem sugeriu que eu aprendesse a tocar o eufônio, porque era o único instrumento que faltava na banda”, conta Otoniel.

Já aos 13 anos, o rapaz passou a integrar a Banda Marcial de São José dos Pinhais, e a estudar com o eufonista Fernando Deddos. Hoje, Otoniel também estuda na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), toca na Banda Sinfônica da instituição, e aguarda ansioso o resultado do vestibular – que será divulgado no próximo dia 21 - para iniciar o curso de Licenciatura em Música na Universidade Federal do Paraná. “Não existe uma graduação em Eufônio no Brasil, então penso que depois posso tentar um mestrado no meu instrumento no exterior. É uma pena que a gente tenha pouquíssimas bandas sinfônicas no país. Aqui mesmo no Paraná não temos uma oficial” observa Otoniel, que ainda integra o Paraná Brass e a Orquestra Gênesis.

Oficina– Este é o quarto ano que Otoniel participa da Oficina de Música de Curitiba - a primeira vez foi em 2010. “A cada ano, eu me qualifico mais. Os professores da Oficina são excelentes e passam muita informação nos oito dias de curso, conhecimento que a gente vai aplicar o ano inteiro nos estudos”, disse ele, que realizou o curso de Tuba, ministrado pelo norte-americano Marty Erickson, e o de Prática de Banda Sinfônica, com Edivaldo Chiquini.

A diretora geral da Oficina de Música de Curitiba, Janete Andrade, lembra quando Otoniel, há cerca de dois anos, ganhou o concurso da própria Oficina. “Ele é um exemplo a ser seguido por todos os jovens músicos. Na suasimplicidade, está conseguindo trilhar um caminho brilhante e sendo muito bem conduzido. O eufônio é um instrumento muito específico, com pouca visibilidade no Brasil, e por isso a gente fica ainda mais impressionado com tudo que ele conquistou”, contextualiza.

“A Oficina vem apoiando bastante os estudantes e músicos porque ajuda cada um a organizar a vida, ampliar os horizontes e abrir as portas até para possíveis trabalhos. A verdade é que a Oficina funciona como um divisor de águas para muitos jovens músicos”, conclui Janete Andrade.


A 31ª Oficina de Música de Curitiba é uma realização do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, Governo do Estado do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal, com o patrocínio da Petrobras e da Sanepar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A 31ª edição conta ainda com o apoio cultural das seguintes instituições: Ano Brasil Portugal, Casa da Música de Portugal, Centro Cultural Teatro Guaíra, Conservatório de Lyon, Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba, Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Faculdade de Artes do Paraná, Família Farinha, Goethe-Institut Curitiba, Jasmine Alimentos, Musicamera Produções, Orquestra Filarmônica de São Petesburgo, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná, Rádio e Televisão Educativa do Paraná – E-Paraná, Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Serviço:
31ª Oficina de Música de Curitiba
Banda Sinfônica da 31ª Oficina de Música de Curitiba, com Bostjan Lipovsek (trompa solo)
Local: Canal da Música – Rua Júlio Perneta, 695, Mercês
Data e horário: 17 de janeiro de 2013 (quinta-feira), às 20h30
Ingresso: R$20 e R$10

Mais informações sobre a 31ª Oficina de Música de Curitiba nos sites: 
www.oficinademusica.org.br
www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br
www.facebook.com/fundacaoculturaldecuritiba
www.twitter.com/fccuritiba
www.instagram.com/oficinademusica